Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Gálatas 3:1-3 NVI
Nessa passagem, Paulo está exortando os crentes da igreja da Galácia, pois eles haviam começado bem sua caminhada cristã, vivendo a partir da obra consumada de Cristo. De repente, eles começaram a misturar os ensinos da graça com os ensinos da lei e voltaram a agir pelo esforço próprio. E nós, hoje, temos feito o mesmo. Precisamos aprender a viver conforme a Nova Aliança e não segundo a Velha Aliança. Infelizmente, muitos têm se perdido em ensinos misturados: um pouco de graça aqui, um pouco de lei ali, e o que temos é um Evangelho adulterado. Muitos estão ansiosos para estudar o Velho Testamento, e eu entendo; também amo o Velho Testamento, mas precisamos entender como a vida do crente funciona na Nova Aliança. O que temos, o que podemos, como funcionam os ministérios, e por aí vai. Do que adianta estudarmos o Antigo Testamento se ainda não estivermos firmados na Nova Aliança?
A obra consumada de Cristo na Cruz do Calvário fez com que nós mudássemos de posição. Infelizmente, muitos amados irmãos vivem aquém daquilo que Cristo conquistou. O que realmente precisamos é de uma escola intensiva para aprendermos como deve ser nossa vida na Nova Aliança. Devemos ter um firme fundamento, que é Cristo Jesus. Dessa forma, quando lemos a Antiga Aliança, não nos deixamos confundir; sabemos que o Antigo Testamento serve de exemplo para nós e que a igreja é o povo da Nova Aliança em Cristo Jesus.
Carina Ramos - Ministério Vida