"E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6:5-6
Jesus nesta passagem não estava condenando a oração pública, estava apenas instruindo seus discípulos a não serem como os fariseus, que usam a oração apenas para se autopromover, ao contrário disso ele diz: “entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.
Veja bem, a palavra quarto no original grego é ταμ(ι) ειον tameion e significa: um quarto interno, câmera secreta, uma sala secreta, depósito, celeiro. Resumindo, Jesus está dizendo: vá para algum lugar secreto, onde possamos estar a sós sem sermos interrompidos. Isso no mínimo significa que Deus quer intimidade conosco. É bom estar com pessoas, e orar em grupo. Mas isso não substitui a importância de estarmos a sós com Ele. É no secreto que Ele nos revela coisas grandes e ocultas que não sabemos, é no secreto que Ele nos corrige, nos consola, nos ama. Não fuja do Senhor como fizeram Adão e Eva; eles tiveram medo de Deus. Nós hoje não precisamos ter medo Dele, Jesus nos abriu um novo e vivo caminho e podemos entrar com confiança na sala do trono. Não perca mais tempo, vá hoje mesmo ao encontro de Deus no secreto, e desfrute da mais doce e reconfortante comunhão com teu Pai amado.
Carina Ramos - Ministério Vida