Mas o povo não voltou para aquele que o feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos. Por essa razão o Senhor corta de Israel tanto a cabeça como a cauda, tanto a palma como o junco, num único dia; as autoridades e os homens de destaque são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda. Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir ao erro. Isaías 9:13-16 NVI
Nós vemos que estas palavras específicas são escritas para Israel, mas vamos aplicá-las aos nossos dias. Veja bem. Muitas vezes Deus disciplina as pessoas e mesmo assim elas não se voltam para Ele, e por conta disso existem sérias consequências, entre elas está o fato de que Deus corta, ou tira de circulação tanto a cabeça como a cauda. A cabeça são as autoridades pastorais, homens e mulheres de destaque, e os profetas que ensinam mentiras são a cauda. Ambos serão cortados, do meio do povo de Deus. A Palavra segue assim: Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir ao erro.
Infelizmente vemos muitos que são chamados a ensinar, pervertendo e confundindo as pessoas ao invés de orientá-las. A quantidade de pessoas que nos procuram, que estão confusas com os ensinamentos que recebem é assustadoramente grande. A Palavra também diz que aqueles que são guiados, ou que recebem o ensino, muitas vezes se deixam induzir ao erro. O que nos mostra que existe uma responsabilidade mútua, tanto de quem ensina quanto de quem recebe o ensino.
Amados, hoje em dia existem mil teorias e mil “teologias” diferentes, neguem qualquer coisa que seja confusa ou que seja contraditória com as verdades essenciais da Palavra de Deus. Para isso, é necessário conhecer a Palavra, então eu quero incentivá-los a colocar como prioridade ler a Bíblia todos os dias, por toda sua vida, dessa forma você não será enganado.
Carina Ramos - Ministério Vida