Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas; caso contrário, não obedecem. Salmos 32:8-9 NVI
A Palavra de Deus nos diz o tempo todo que Deus é quem nos guia. Ele é quem nos instrui; o Espírito Santo nos guia a toda a verdade. Essa é a forma com que Deus deseja relacionar-se conosco. Ele quer ser nosso guia em tudo. O problema é que nós, muitas vezes, nos achamos independentes demais e, mediante isso, fazemos nossas próprias escolhas. Nesta passagem, o salmista nos instrui a não sermos como cavalos e burros que precisam de cabresto para serem controlados; do contrário, não obedecem. Veja bem, aquele freio usado na boca desses animais serve para controlá-los. Se, por acaso, eles não obedecem, o condutor puxa o freio que está colocado na boca do animal, e aquilo causa dor ao animal. Quando o salmista dá esse exemplo, ele está nos dizendo que é possível que nos comportemos como cavalos ou burros. Que coisa terrível! Esses animais não possuem entendimento e, por isso, precisam desses freios na boca, mas eu e você somos seres dotados de entendimento, correto?
Amados, Deus é bom e Ele quer nos guiar em tudo. Nós não precisamos dos freios da lei, pois vivemos na liberdade da graça de Deus e, nessa liberdade, temos entendimento e discernimento sobre o certo e o errado. Não precisamos ser controlados por uma lista de regras, pois o Espírito que habita em nosso espírito nos guia o tempo todo. Mas, para que isso se torne uma realidade em nossas vidas, precisamos tomar posse dessas verdades; precisamos concordar com Deus e com Sua Palavra. Do contrário, seremos como cavalos e burros. Decida hoje ouvir a voz do Espírito Santo dentro de você e se mover segundo a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.
Carina Ramos - Ministério Vida