"O amor é paciente." 1 Coríntios 13:4a
Fiz questão de destacar somente a parte inicial desse versículo para explicar detalhadamente o que significa a palavra "paciente" no original grego. Veja bem a palavra "paciente": μακροθυμεω (makrothumeo) e significa: não perder o ânimo, perseverar paciente e bravamente ao sofrer infortúnios e aborrecimentos, ser paciente em suportar as ofensas e injúrias de outros, ser moderado e tardio em vingar-se, tardio para irar-se e tardio para punir.
Algumas versões dizem que o amor é sofredor. Veja que, quando amamos verdadeiramente, nós não perdemos o ânimo com relação ao outro. Imagine que alguém com quem convive tira sua paciência constantemente; imagine que seja seu cônjuge ou um filho. Quando a palavra "paciente" diz que não devemos perder o ânimo, significa que precisamos estar dispostos a caminhar mais uma milha e mais uma milha e mais uma milha, sem nos cansarmos, até que aquela pessoa mude de atitude. Mas, infelizmente, na maioria das vezes, não é o que acontece. Geralmente, perdemos a paciência com a pessoa e, muitas vezes, nos afastamos. A palavra também nos diz que devemos perseverar paciente e bravamente ao sofrer infortúnios e aborrecimentos, e sermos pacientes em suportar as ofensas e injúrias de outros. Quem, hoje em dia, sofre infortúnios e injúrias sem reagir? Infelizmente, estamos bem longe dessa realidade. Geralmente, reagimos e reagimos muito mal, e a palavra diz que isso é o contrário do que o amor deveria ser. A palavra também diz: tardio para punir. Ou seja, quando amamos de verdade, não desejamos que o outro pague pelo que fez ou que seja punido.
Amados, o verdadeiro amor pode até parecer impossível se olharmos rapidamente; porém, esse amor habita em mim e em você. Deus é amor, e Ele habita em nós através do Espírito Santo, e um dos frutos do Espírito é justamente o amor. Isso significa que temos amor em nós; só precisamos aceitar isso pela fé e decidir espontaneamente que queremos viver esse amor. Minha oração é para que Deus nos ajude a crer corretamente, para podermos usufruir desse fruto do Espírito que é o amor, em nome de Jesus.
Carina Ramos - Ministério Vida